(51) 98954-6072

 (51) 98954-6072

 podoclineferidas@gmail.com

NOSSOS

TRATAMENTOS

 

Podoprofilaxia
 
Podoprofilaxia

A Podoprofilaxia é um procedimento completo que tem por objetivo a prevenção e manutenção da saúde, onde são tratadas as alterações superficiais nos pés. O profissional realizará a assepsia dos pés, a onicotomia (corte correto) das unhas, removerá calosidades, calos e fissuras através de técnicas de desbaste, finalizando com massagem relaxante onde são usados cremes e óleos essenciais com a finalidade de hidratar e relaxar os pés.

Onicocriptose (unha encravada)
 
Onicocriptose (unha encravada)

A Onicocriptose (unha encravada) ocorre toda vez que a unha não cresce de forma correta, permitindo que a extremidade lateral cresça em direção a pele, podendo causar dor, inflamação, feridas e eventualmente infecção do dedo. É importante que seja avaliada por um profissional de saúde devidamente habilitado. As causas mais comuns são o corte incorreto das unhas e sapatos apertados. Os tratamentos podem ser realizados de diversas formas, dependendo do que é recomendado para seu caso em específico.

Onicomicose (micose de unha)
 
Onicomicose (micose de unha)

A Onicomicose (micose de unha) É uma doença provocada por fungos que se “alimentam” de queratina, material do qual as unhas são formadas. A doença pode se manifestar como descolamento, espessamento, formação de manchas, deformação e até destruição da unha. Como protocolo de tratamento em combate a fungos, fazemos uso da Terapia Fotodinâmica (PDT) totalmente indolor que tem se mostrado mais eficaz que tratamentos convencionais resultando em menor tempo de tratamento. Utilizamos solução de Azul de metileno que quando submetida ao laser vermelho de baixa intensidade, gera oxigênio singleto que é tóxico para os fungos e bactérias, os quais acabam sendo eliminados. O número de sessões varia de acordo com a necessidade de cada paciente.

Fissura Calcânea
 
Fissura Calcânea

É caracterizada por lesões na pele da sola dos pés. Elas surgem devido ao endurecimento, espessamento, perda da elasticidade da pele, e podem ser superficiais ou profundas. As causas mais frequentes das fissuras calcâneas são alterações climáticas, andar e pisar incorretamente, andar muito tempo com os pés descalços ou com calçados abertos nos calcanhares, hereditariedade, falta de hidratação, alterações vasculares, contato com produtos químicos, micoses, complicações da psoríase e diabetes. O tratamento varia da complexidade de cada caso, por isso a importância de consultar um profissional especializado, para que ele possa indicar o melhor tratamento de acordo com o grau da fissura, pois muitas vezes ela pode estar associada com uma doença crônica.

Calos e Calosidades
 
Calos e Calosidades

Os calos e as calosidades são causados por atrito ou pressão sobre a pele, em regra devido ao calçado inadequado ou a atividade profissional ou desportiva que implica fricção e pressão constantes. Porém, estas alterações podem ser indicativas de problemas mais complexos provocados por deformações na estrutura óssea ou alterações da própria marcha. O Podologista irá examinar o paciente buscando encontrar a causa do excesso de pressão para definir a conduta adequada para eliminá-los.

Órtese
 
Órtese

O tratamento tem o objetivo de corrigir o formato de unha com curvatura muito elevada, o que gera desconforto e agressão na pele em sua volta. São aparelhos metálicos, acrílicos ou de fibra de memória molecular que tem possível indicação de acordo com a avaliação do profissional para casos de unhas deformadas, encravadas ou com tendência a encravar. As órteses atuam como alavanca que força a lâmina no seu sentido contrário, corrigindo sua curvatura, o processo de coloca-las é indolor, pois os aparelhos são aplicados pelo profissional sobre a lâmina da unha.

Laserterapia em feridas
 
Laserterapia em feridas

O tratamento com laser é um método rápido e eficaz, não tem contraindicações e pode ser feito em conjunto com qualquer outro método de tratamento em todas as idades. Podemos citar inúmeros benefícios como por exemplo: menor tempo de cicatrização, ação anti-inflamatória, ação analgésica, melhora da microcirculação, reduz edema, baixo custo, rápido efeito clínico. Tem indicação para diversos tipos de feridas como terapia coadjuvante:

-Lesão por pressão (escaras)
-Úlceras venosas e arteriais
-Úlceras diabéticas (pé diabético)
-Queimaduras
-Feridas traumáticas
-Feridas Pós-operatórios 
-Fissuras mamárias.

 

 

Bicho-de-pé (Tungíase)
 
Bicho-de-pé (Tungíase)

Tungíase é uma infecção de pele causada pela fêmea do parasita Tunga penetrans, também conhecido como bicho-de-pé. Ocorre quando há contato direto da pele com o solo contaminado. A fêmea do bicho de pé, uma vez que penetra na pele do indivíduo, começa a consumir o seu sangue para alimentar os parasitas que está gerando, a tungíase pode se manifestar em um primeiro momento como erupção cutânea na área afetada como um caroço vermelho, ele pode apresentar coceira, como uma urticária, ou apenas a manifestação na pele. O tratamento da tungíase consiste em eliminar o bicho de pé da pele e evitar infecções secundárias.

Verruga plantar (Olho de Peixe)
 
Verruga plantar (Olho de Peixe)

Essas verrugas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). O vírus entra no seu corpo através de pequenos cortes, rachaduras ou outros pontos fracos na parte inferior de seus pés. A maioria das verrugas plantares não é um problema de saúde grave, mas pode causar desconforto ou dor, principalmente durante a prática de exercícios de impacto. O tratamento varia de pessoa para pessoa, o profissional irá examinar e indicar o mais adequado, alguns casos precisam serem removidos, ou por meios fármacos, crioterapia, etc..

Pé de Atleta (frieira)
 
Pé de Atleta (frieira)

O pé de atleta ocasionado pelo fungo Trichophyton rubrum é o mais comum, podendo ocorrer devido ao excesso de suor do pé que resulta em acúmulo de umidade nas áreas aquecidas entre os dedos, permitindo o crescimento de fungos. A infecção pode se propagar de uma pessoa para outra, nos banheiros e duchas públicas ou em outras áreas úmidas, onde as pessoas infectadas andam descalças. As pessoas que usam sapatos apertados também correm o risco de contrair essa infecção, geralmente os sintomas de pé de atleta incluem o acúmulo de escamas nos pés, vermelhidão e coceira. A partir da realização do exame físico o profissional poderá diagnosticar, dar início ao tratamento e orientar os cuidados necessários para evitar recorrência do problema.

Reflexologia
 
Reflexologia

Reflexologia é a área da saúde que estuda os efeitos reflexos no organismo humano. A técnica da reflexologia podal, é realizada através de massagem nos pés em pontos reflexos de áreas especificas que representam partes do corpo (órgãos, glândulas, etc.), promovendo bem estar, relaxamento, alivio de dores, e melhorando o funcionamento do organismo.

Prevenção e cuidados com o pé diabético
 
Prevenção e cuidados com o pé diabético

O pé diabético é um conjunto de alterações que ocorrem nos pés devido à evolução do Diabetes. O paciente portador desta patologia fica mais suscetível a possíveis complicações, tem maior dificuldade de cicatrização e exige cuidados especiais. A prevenção é essencial na estratégia de controle da doença.

Tratamentos Podo Esportivo
 
Tratamentos Podo Esportivo

A prática esportiva submete os pés a imensas pressões que podem resultar em lesões. É importante ter acompanhamento profissional com objetivo de prevenção e manutenção da saúde dos pés, diagnosticando precocemente qualquer disfunção, e evitando complicações que afetem a biomecânica do pé, são atitudes indispensáveis para uma saudável prática esportiva.